Responsabilidade Socioambiental
A Mizu Cimentos se preocupa e respeita o meio ambiente, valorizando as pessoas e apoiando as comunidades onde atua, acreditando no ser humano e ajudando a preservar o futuro do Brasil e do mundo.
Responsabilidade Ambiental
Cimento Ecológico
A Mizu Cimentos produz um cimento ecológico, o CP III 40 RS, que utiliza em sua composição adições, com menor emissão de gases poluentes. As características ecológicas e as qualidades inerentes fizeram deste cimento uma tendência mundial que já representa um quarto de todo o cimento consumido na Europa e na Ásia, continentes onde a indústria cimenteira mais se desenvolve.
Em 2023, as adições representaram 41% de todo cimento produzido pela MIZU Cimentos contra uma média mundial de 22%.
Coprocessamento
O coprocessamento é uma atividade realizada nos fornos de clínquer que permite a substituição parcial do Petcoque (combustível fóssil não renovável) pela energia interna contida nos combustíveis alternativos (pneus inservíveis, biomassas, resíduos industriais e urbanos etc.), contribuindo para a redução na emissão de CO2 do processo de fabricação do cimento. Todos os fornos de clínquer da MIZU Cimentos estão licenciados para o coprocessamento. Em 2023, a substituição do Petcoque foi de 20%, nossa meta é chegar em 40% até 2026.
Ecopontos
A Mizu Cimentos possui 24 Ecopontos para a coleta de pneus inservíveis em diversas cidades da região nordeste. Após coletados, eles são triturados e destinados para o coprocessamento, evitando assim que estes pneus se tornem um passivo ambiental.
Energia Renovável
Todas as unidades da Mizu Cimentos conseguiram reduzir suas emissões de CO2 em 2023 em comparação a 2022, utilizando energia de fontes renováveis no processo de fabricação. Juntas deixaram de emitir aproximadamente 8.000 t CO2 equivalente. Estas emissões evitadas são devidamente certificadas em atendimento aos princípios do GHG Corporate Standard.
Geradores de Gases Quentes
A Mizu Cimentos e Polimix Argamassas ao longo dos últimos anos investiu em novos, modernos e eficientes Geradores de Calor que possibilitam utilizar a Biomassa e o CDR (combustível derivado de resíduo) como combustível principal em substituição aos combustíveis fósseis tradicionais não renováveis (gás natural ou óleo combustível), reduzindo as emissões de CO2 nas 7 plantas industriais onde os Geradores de Calor estão instalados. No ano de 2023, deixamos de emitir 25.326 t de CO2 equivalente.
Áreas Verdes
Todas as unidades cultivam áreas verdes, essenciais à preservação do meio ambiente, possibilitando maior bem-estar aos integrantes e as comunidades vizinhas.
Associação Estação da Luz
A MIZU Cimentos comprometida com a educação e o desenvolvimento da região de Eusébio-CE, em parceria com a Associação Estação da Luz, contribui para que mais jovens e idosos tenham acesso à educação de qualidade, cultura, atendimentos pisicológicos e a pratica de esportes.
597 Atendidos.
Campanha social do agasalho
Anualmente, os integrantes da Vila Industrial, em Santana de Parnaíba-SP, realizam doações de roupas de inverno e cobertores para instituições sociais. Em 2023, foi a vez das comunidades atendidas pela Fundação Edimilson serem beneficiadas.
600 peças de roupa doadas.
Natal Solidário
Osasco-SP
Os integrantes da Vila Industrial apadrinharam crianças assistidas pela OSC Arte na Lata, dando kits natalino com presentes, roupas e calçados novos.
Cabaceiras do Paraguaço-BA
A Organização Polimix apadrinhou crianças assistidas pela OSC Associação Social Sagrada Família, em Cabaceiras do Paraguaçu/BA, doando kits natalino, contendo roupas novas.
Em 2023, 250 crianças beneficiadas.
Formação de jovens
Acreditando num futuro melhor, a Mizu Cimentos foca seu investimento social em jovens em situação de desvantagem socioeconômica, abrindo portas para os jovens descobrirem e desenvolverem suas capacidades.
A unidade Formare Mizu, em parceria com a Fundação Iochpe, desde 2013, oferece o curso de formação profissional para Assistente de Operações de Controle e Manutenção. A Organização fornece suas instalações e talento de seus integrantes para preparar os jovens para o mercado de trabalho.
Resultados alcançados desde 2013:
143 Formados
1.000 Horas de aprendizado por ano
34% trabalhando na Organização
65% inseridos no mercado de trabalho
57 integrantes Voluntários por Ano